Código Internacional de Sinais – CIS
Código Internacional de Sinais (CIS) – Nome que recebe o conjunto de sinais visuais, sonoros, eléctricos e homógrafos (pronúncia em rádio), utilizados para facilitar a comunicação entre estações móveis ou fixas, navais, terrestres, aéreas, civis ou militares.
Estes sinais são codificados em acordos internacionais, no âmbito da ONU e referendados pelos países membros em sua legislação.
São utilizados por forças armadas, alianças militares, como a OTAN, marinha mercante, controle de tráfego aéreo, como a ICOM, embarcações de pesca e desportivas, radioamadores, simples conversas ao telefone entre muito outros.
Tem origem na comunicação entre embarcações, que utilizavam de bandeiras coloridas presas aos mastros. Com o avanço da tecnologia e o aparecimento da comunicação via rádio surgiu também a necessidade de melhorar o entendimento e a padronização das mensagens, criando-se assim o Código Fonético Internacional.
Alem do significado próprio de cada letra, o uso de uma ou mais letras em situações especificas tem um significado, como um barco de pesca com uma bandeira G indica que arrasta rede de pesca, as letras QAP, em fonia, significam que o operador está à espera/na escuta, entre muitas situações possíveis.
O Código Internacional de Sinais compreende um conjunto de 26 bandeiras diferentes (nas cores e nos desenhos) representativas das letras do alfabeto, 10 galhardetes numéricos, três substitutas (repetidores) e um galhardete indicativo do C.I.S., reconhecimento e decimal. Utilizam-se para as comunicações visuais entre navios ou em terra firme. As comunicações tornam-se possíveis, a despeito das comunicações linguísticas, visto existir um código de uma, duas e três letras que significam palavras, frases ou acções de igual correspondência em qualquer língua. Cada nacionalidade tem o código da sua língua.
Alpha • − |
|
Tenho um mergulhador na água. Mantenha-se afastado e navegue a baixa velocidade |
Bravo − − − • |
|
Estou a carregar ou descarregar, ou a transportar carga perigosa. |
Charlie − • − • |
|
Sim (resposta afirmativa ou “O significado do grupo anterior deve ser interpretado na forma afirmativa”). |
Delta − • • |
|
Mantenha-se afastado de mim; estou a manobrar com dificuldade. |
Echo • |
|
Estou a guinar para estibordo |
Foxtrot • • − • |
|
Estou com avaria; comunique comigo. |
Golf − − • |
|
Preciso de um piloto. (em locais de pesca e por navios de faina pesqueira a curta distância uns dos outros, significa “Estou a meter dentro as minhas redes). |
Hotel • • • • |
|
Tenho piloto a bordo. |
India • • |
|
Estou a guinar para bombordo. |
Juliet • − − − |
|
Mantenha-se bem afastado de mim. Tenho fogo a bordo e transporto carga perigosa ou estou a derramar carga perigosa. |
Kilo − • − |
|
Desejo comunicar consigo. |
Lima • − • • |
|
Pare o seu navio imediatamente. |
Mike − − |
|
O meu navio está parado e sem seguimento. |
November − • |
|
Não (resposta negativa ou “O significado do grupo anterior deve ser interpretado na forma negativa”). |
Oscar − − − |
|
Homem ao mar. |
Papa • − − • |
|
Num porto: Todas as pessoas devem regressar a bordo porque o navio vai largar. No mar: As minhas redes estão presas num obstáculo. |
Quebec − − • − |
|
O estado sanitário do meu navio é bom e peço livre prática (licença para entrar em porto). |
Romeo • − • |
|
Sem significado (na Marinha Portuguesa esta bandeira poderá significar que o navio está em missão de busca e salvamento (SAR – Search And Rescue), em missão de fiscalização ou a efetuar operações de reabastecimento no mar). |
Sierra • • • • |
|
Estou operando com propulsão à ré. |
Tango − |
|
Mantenha-se afastado; nós estamos a pescar de arrasto em parelha. |
Uniform • • − |
|
Você está a dirigir-se para um perigo. |
Victor • • • − |
|
Preciso de assistência |
Whiskey • − − |
|
Preciso de assistência médica. |
X-Ray − • • − |
|
Suspenda as suas manobras e preste atenção aos meus sinais. |
Yankee − − − − |
|
Estou a arrastar o meu ferro (garrar). |
Zulu − − • • |
|
Preciso de um rebocador. (em locais de pesca e por navios de faina pesqueira a curta distância uns dos outros, significa “Estou a lançar as minhas redes”). |
1ª substituta | 2ª substituta | 3ª substituta | galhardete do Código ou Reconhecimento |
0 – Nadazero − − − − − |
|||||
1 – Unaone • − − − − |
2 – Bissotwo • • − − − |
3 -Terrathree • • • − − |
|||
4 – Kartefour • • • • − |
5 – Pantafive • • • • • |
6 – Soxisix − • • • • |
|||
7 – Setteseven − − • • • |
8 – Oktoeight − − − • • |
9 – Novenine − − − − • |
Segundo o Código Internacional de Sinais, Parte IV, Anexo E, as bandeiras tem dimensões (em metros) regulamentares, das quais se destacam as seguintes:
Tamanho |
Comprimento (a) |
Altura (b) |
||
1 |
2,44 |
1,98 |
||
2 |
1,68 |
1,37 |
||
3 |
0,91 |
0,76 |
||
Tamanho |
Comprimento (a) |
Altura (b) |
Topo (c) |
|
1 |
5,11 |
1,52 |
0,46 |
|
2 |
3,89 |
1,14 |
0,30 |
|
3 |
2,59 |
0,76 |
0,20 |
|
Tamanho |
Comprimento (a) |
Altura (b) |
||
1 |
3,05 |
2,44 |
||
2 |
2,29 |
1,83 |
||
3 |
1,52 |
1,22 |
Combinações |
|
As letras poderão ser combinadas adquirindo outros significados. Exemplo de alguns sinais de duas letras e seu significado: | |
AC – Estou a abandonar o meu navio AN – Preciso de um médico BR – Necessito de um helicóptero CD – Peço assistência imeadiata DV – Estou à deriva EF – O SOS/MAYDAY encontra-se cancelado FA – Pode fornecer-me a minha posição? GW – Homem ao mar. Efectue a sua recolha JL – Corre o risco de encalhar NC – Estou em perigo e peço assistência imediata PD – As suas luzes de navegação não são visíveis PP – Mantenha-se bastante afastado de mim QD – Estou a deslocar-me para vante QT – Estou a deslocar-me para ré QU – Fundear não é permitido QX – Solicito autorização para fundear RU – Mantenha-se afastado de mim. Estou a manobrar com dificuldade SO – Deve parar o seu navio imediatamente UM – O porto está fechado ao tráfego marítimo UP – Solicito autorização para entrar o porto com urgência. Encontro-me em dificuldades YU – Vou comunicar com a sua estação através do Código Internacional de Sinais ZL – O seu sinal foi recebido mas não compreendido |
|